Nossa primeira aula começou com uma dinâmica que tinha por finalidade conhecer uns aos outros. Logo depois, iniciou-se a discussão do conceito de "aprender". Mas, o que é ensinar? Muitos utilizam a palavra "transmitir" em sua resposta. Transmitir significa transferir ou passar de um para o outro, porém não é possível passar de um ser humano para outro todo o seu conhecimento e experiências vividas ("esvaziando" um indivíduo para encher o outro), mas sim dividir. Logo, o que acontece na educação chama-se interação, ou seja, uma troca de conhecimento. Ensinar é ajudar o outro a se relacionar com o conhecimento, é proporcionar a possibilidade de aprender e de construir seu próprio conhecimento.
Algumas situações podem ser geradas a fim de favorecer a eficácia deste processo, são elas: toda aprendizagem, para que realmente aconteça, precisa ser significativa; é necessária a compreensão de que toda aprendizagem é pessoal, cada um aprende através de um modo diferente; toda aprendizagem precisa visar objetivos realísticos, ter um fim (finalidade); toda aprendizagem precisa ser acompanhada de feedback imediato, retorno; toda aprendizagem precisa de um bom relacionamento interpessoal.
Na visão tradicional da aprendizagem o saber é estabelecido (teoria), o conhecimento é apenas dado, o aluno é tão somente o receptor e o professor o emissor. Na visão atual da aprendizagem o saber está em construção, o conhecimento é compartilhado, o aluno é participante e o professor é o mediador.

Nenhum comentário:
Postar um comentário