Neste segundo dia de aula, de início, fizemos um estudo dirigido sobre o texto "Pensando um pouco sobre o ato de ler e as práticas atuais de leitura" de Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante. O ato de ler é um ato de atividade de seleção, devemos ler buscando entender, questionando e interpretando. A leitura tem responsabilidade na formação da nossa identidade. Os tipos de conhecimento são: senso comum, científico, empírico, teológico e filosófico.
Você é letrado ou alfabetizado? Alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever. Letrado é
aquele que sabe ler e escrever, mas que responde adequadamente às
demandas sociais da leitura e da escrita. Alfabetizar letrando, é
ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e
da escrita.
Organização do tempo para estudar: aprender a aprender.
* Para uma melhor organização dos estudos precisamos:
1. Perceber nossas próprias necessidades
- Horário de estudos;
- Matérias;
- Esquemas próprios;
- Importar-se consigo.
2. Estabalecer prioridades
- Criar um planejamento possível;
- Matérias;
- Momento de lazer.
3. Criar uma rotina
- Agrádavel;
- Ter comprometimento;
- Ter dedicação;
- Ter persistência.
4. Estabelecer metas
- Saber os objetivos;
- Manter o foco;
- Reavaliação (novas metas).
5. Ambiente favorável
- Lugar específico;
- Adequação do espaço (influências externas);
- Local com boa iluminação;
- Posição.
* Planejamento com deficiência
1. Esquecimento;
2. Tarefas numerosas;
3. Carência de produtividade;
4. Cansaço;
5. Indecisão.
* Conselhos
1. Afastar as atividades de estudos do lazer;
2. Planejar as atividades;
3. Não adiar as tarefas menos interessantes;
4. Não ser flexível;
5. Aproveitar todos os momentos;
6. Antecipar o que for possível;
7. Fazer autoavaliação;
8. Atenção ao ciclo biológico.
Finalizando, assim, a aula com ótimas dicas para ajudar nossos estudos a renderem e com novos aprendizados a respeito do ato da leitura.

Nenhum comentário:
Postar um comentário