quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Aula 4 - 10/02/2017



   
A aula foi iniciada com a junção das duplas de cada blog para que pudéssemos dar o significado de algumas palavras citadas pelo professor Fernando, que estão contidas no anexo 1 do Projeto político-pedagógico do curso de Pedagogia da UFAL, onde são tratados os objetivos e conceitos da disciplina Projetos Integradores, Pesquisa Educacional e Estágio Supervisionado. 
   Feito isso, nos foi dada a incumbência de criar uma frase que pudesse definir Projetos Integradores. Nossa frase foi: Projetos integradores são o elo que une todas as disciplinas do curso nos trazendo reflexões sobre a prática pedagógica e nos introduzindo na realidade educativa.
   
Metodologia da Pesquisa em Educação

   O professor Fernando leu para nós uma passagem do livro "O mundo de Sofia" que nos levou a refletir sobre a fuga da normalidade e do comodismo, e sobre buscar a admiração, a inquietação, a crítica, a pesquisa. Buscar fazer as intervenções necessárias e dar nossa parcela de colaboração na mudança da realidade em que vivemos.
   A pesquisa é a investigação feita com o objetivo expresso de obter conhecimento específico e estruturado sobre um assunto preciso. Ela está presente no dia a dia, nas ações mais corriqueiras, no desenvolvimento da ciência, no avanço tecnológico, no progresso intelectual de um indivíduo. 
   Para dar início a uma pesquisa precisamos definir uma metodologia (etnografia, pesquisa participante, estudo de caso, pesquisa ação, webgráfica, educação comparada).

  • Ciência
   Eles nunca desistem?
   Cientistas são eternos inconformados. Dedicam muito tempo e trabalho às suas pesquisas. A vontade de encontrar novas metas ou melhorar o mundo são alguns dos motores da atividade científica.
  De onde nasce a pesquisa? 
   Da estranheza do cotidiano. Cientista é aquele que estranha o cotidiano e formula um problema para tentar resolvê-lo. Pesquisar é buscar o que não se sabe, formular perguntas e projetar ações inusitadas.
  Para que serve a ciência?
   Satisfazer a curiosidade, melhorar a qualidade de vida, viver mais, evitar desastres naturais, ampliar nossos horizontes, para nosso prazer. Porém, quando não é utilizada para o bem coletivo, pode tornar-se nociva.
  Onde se faz ciência?
   Quase todos os lugares do planeta: universidades, hospitais, bibliotecas, conversando com pessoas, escolas, florestas, praias... 
  Gostaria de ser um cientista?
   Então: acostume-se a ler, estude com método e continue estudando com ousadia e criatividade.

A aula foi finalizada com algumas atividades a serem realizadas em campo que em breve serão postadas aqui no blog.

 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário