Neste dia, a aula foi iniciada com a divisão da turma em grupos utilizando o critério do mês de nascimento de cada um. Nos foram dadas 10 palavras para que procurássemos seus significados, e logo depois, ainda em grupo, fizemos uma análise de nossos mapas conceituais (já postados no blog anteriormente) do capítulo 2 do livro "O mundo assombrado pelos demônios" e produzimos um pequeno texto sobre ele. A partir daí iniciou-se a discussão de que estamos desconstruindo nossos saberes para construir novos conhecimentos. Não estamos na universidade apenas para receber conteúdos prontos, mas sim para fazer ciência, e para isso precisamos ter sistematização:
1 - Problematização
2 - Definição de projetos (objetivos, justificativas e metodologia)
3 - Revisão bibliográfica ou estado da arte
4 - Coleta de dados (fatos)
5 - Análise de dados
6 - Redação
7 - Publicação
Com a formação de novos grupos na sala, nos foi dada a missão de colocar em prática parte desta sistematização com base no texto de Carlos José Giudice dos Santos, Tipos de Conhecimento. O nosso grupo foi o número 1: Senso Comum, formado por Cinthya Omena, Aline Salles, Monique Gouveia, Julia Caroline, Emanuelle Correia, Alany Cássia, Maria Inês, José Herbet, Marcela Pessoa e Thayná Sales.
Fizemos uma coleta de dados com a seguinte entrevista com alunos da UFAL: nome, idade, curso e "O que é senso comum?". O resultado foi o seguinte:
- 34 entrevistados
- Idades
De 18 a 22: 19 pessoas
De 23 a 28: 10 pessoas
De 29 a 33: 4 pessoas
33+: 1 pessoa
- Cursos
Pedagogia: 7 pessoas
Matemática: 5 pessoas
Eng. Química: 4 pessoas
Enfermagem: 3 pessoas
Ciência da Comp.: 2 pessoas
Ciências Sociais: 2 pessoas
Eng. Civil: 2 pessoas
Relações públicas: 2 pessoas
Outros: 6 pessoas
- Respostas
Opinião comum reconhecida pela maioria das pessoas: 18 pessoas
Diversas: 16
Após discussões sobre os resultados de cada grupo, nos foram passadas algumas atividades, e a principal delas foi a criação de um vídeo criativo explicando o que é o Senso Comum, finalizando, muito produtivamente, a aula deste dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário